Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Mitsubishi Sailing Cup reúne velejadores premiados em busca de mais uma grande conquista

Notícias

Mitsubishi Sailing Cup reúne velejadores premiados em busca de mais uma grande conquista

20/06/2012
Compartilhar

Torben Grael, 69. Lars Grael, 27. Samuel Albrecht, 8. Mariano Parada, 27. Aureliano Negrín, 18. Vasco Vascotto, 52. Roberto Luiz Martins, 14. Maciel Cicchetti, 7. Eduardo de Souza Ramos, 27. Idades? De maneira nenhuma. Esses são os números de medalhas conquistadas por alguns dos participantes da terceira edição da Mitsubishi Sailing Cup, que começa nesta quinta (21), em Ilhabela (SP).

Apenas na classe S40, considerada a Fórmula 1 da vela de oceano, são mais de 350 medalhas conquistadas entre os velejadores. "Tenho a sorte de poder competir em uma prova como a Mitsubishi Sailing Cup, que tem atletas com inúmeros títulos. Isso confirma que a flotilha do evento é única no mundo, com qualidades que poucos chegam perto", afirma Mariano Parada, hexacampeão mundial de vela e tático do veleiro argentino Patagônia.

Maior medalhista olímpico brasileiro, Torben Grael será um dos destaques da Mitsubishi Sailing Cup 2012. Vencedor do prêmio ISAF de Velejador do Ano de 2009 após conquistar a Regata Volta ao Mundo, Torben espera levar para casa mais um título para sua extensa coleção, que inclui duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze das Olimpíadas.

"O crescente número de barcos na competição mostra a força do evento no cenário da vela mundial. Se avaliarmos a qualidade das equipes participantes e seus velejadores de ponta, veremos o quanto ela é importante. Para este ano, tentaremos manter o alto nível das duas últimas edições", explica o comandante do veleiro Mitsubishi / Energisa.

Em 2012, Torben terá ao seu lado o irmão, Lars, detentor de duas medalhas de bronze nas Olimpíadas, octacampeão Sul-americano de Tornado e campeão mundial de Snipe. A dupla voltou a correr junto em 2011 e, na Mitsubishi Sailing Cup, terá ainda Marco Grael no barco.

"Ao lado do Torben, fui bicampeão brasileiro e campeão mundial da classe Snipe. Este ano, voltamos a competir no Mini-Circuito Rio de Vela Oceânica e agora estaremos juntos na Mitsubishi Sailing Cup no veleiro Mitsubishi / Energisa. Será uma grande emoção", exalta.

Destaques

Na terceira temporada da Mitsubishi Sailing Cup, dois barcos serão destaques nas raias de Ilhabela e Búzios. O primeiro será o veleiro espanhol Iberdrola, campeão da MedCup 2011 na classe Soto 40. A tripulação cruzará o Oceano Atlântico para competir com alguns dos maiores velejadores do mundo em uma das competições mais importantes, atualmente, na vela oceânica mundial.

"Faz quase duas décadas que um barco europeu não viaja até o Brasil para uma grande competição e, por isso, estaremos ainda mais determinados para a disputa. Nosso objetivo é sempre a vitória, mas temos consciência que enfrentaremos a melhor frota de Soto 40 do mundo", explica Augustin Zulueta, diretor da equipe.

O segundo destaque da Mitsubishi Sailing Cup será a presença de um barco 100% feminino, comandado por Martine Grael, filha de Torben. O veleiro Pajero/Gol promete brigar de igual para igual com os homens e, para isso, contará ainda com Isabel Swan, que entrou para a história ao garantir a medalha de bronze da classe 470 nos Jogos Olímpicos de Pequim, resultado inédito entre as mulheres brasileiras.

"Vejo que é muito importante a presença de um barco apenas com mulheres, já que isso mostra o crescimento e profissionalização da vela feminina no nosso país. Atualmente, temos muito mais mulheres brasileiras participando de grandes eventos e campanhas olímpicas. Sem dúvida, a Mitsubishi Sailing Cup será um desafio para nós", afirma Isabel.

 

Veja também:

 

Fonte: Mitsubishi Sailing Cup
Foto: Matías Capizzano / Mitsubishi