Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Okean 55 - Open up your world no Raio-X Bombarco

Notícias

Okean 55 - Open up your world no Raio-X Bombarco

23/03/2021
Compartilhar

Quem ganhou o prêmio Revelação do Ano, no prestigiado evento World Yachts Trophies, em Cannes, na França, em setembro do ano passado, foi a Okean 80. Mas a Okean 55, com preço em torno de R$ 5 milhões de reais, não fica atrás em inovação e qualidade, e foi querendo conhecer cada detalhe da futurística lancha que Marcio Ishihara realizou seu primeiro teste em águas brasileiras, exclusivo para o Raio-X Bombarco. A curiosidade do Marcio é reflexo de um posicionamento do próprio estaleiro, que foi criado com foco no mercado internacional, e acabou muito menos conhecido no meio náutico brasileiro do que merece. Afinal de contas, a empresa está fazendo fama mundial como a Embraer dos mares.

 

A Okean 55, assim como a Okean 80, é um projeto assinado pelo renomado projetista italiano Paolo Ferragni, e busca atender um público seleto. A lancha, focada em day use, também pode proporcionar uma pernoite com muito conforto. O principal destaque do seu conceito é o verdadeiro deck sobre o mar que ela oferece quando sua laterais são baixadas, permitindo que os ocupantes ganhem mais espaço a bordo e uma integração inigualável com o meio ambiente ao seu redor.

 

O casco possui um perfil forte e imponente, com janelas laterais que complementam o design. Dentre as diversas opções de customização, o estaleiro oferece dois modelos da Okean 55: o esportivo e o coupé. O esportivo pode ser Open ou com um T-Top, dando uma sensação de amplitude ainda maior para a lancha. Já o Coupé vem com uma proposta diferente, contando com um teto HT e com as laterais totalmente fechadas com vidros. Uma das principais vantagens dessa escolha é que ela dá a possibilidade de ter um grande salão, de quase 6 metros de comprimento.

 

 

A Okean 55, que tem 4,77 metros de boca, foi totalmente pensada para privilegiar a oferta de espaços que permitam o mais pleno aproveitamento da lancha. A plataforma submergível desce 1,10m, formando uma piscina natural de mais de 8m2 de área na popa, perfeita para os dias ensolarados acompanhado da família e amigos. Ainda na popa, um solário central estofado tem encosto rebatível que pode ser convertido em uma área de jantar com sofás e uma mesa entre eles. As abas laterais, mencionadas acima, e que já se tornaram uma assinatura do estaleiro, podem ser facilmente abertas através de um sistema hidráulico acionado ao simples toque de um botão.

 

Como não há desnivelamento em relação ao piso do barco, as laterais aumentam ainda mais a área de circulação, transformando a popa em uma ampla área de estar. Em cada lateral uma chaise, sendo uma com geleira embaixo. Diversos pega-mãos podem ser encontrados em toda extensão do barco, dando total segurança para os navegantes. Mais adiante, embaixo do T top, mais assentos, outra mesa e um espaço gourmet completo à boreste, composto por uma churrasqueira, pia, máquina de gelo, lixeiras separadas e porta-copos, que dá total suporte para receber os convidados e família.

 

Os acabamentos são finos e criados especialmente para o ambiente náutico: tecidos resistentes, espumas de fácil secagem e muito espaço de armazenamento. O projeto é completamente otimizado para que a circulação no barco seja fácil e aberta, proporcionando uma interação profunda com a natureza.

 

A proa tem um amplo espaço estofado, que, também ao simples toque de um botão, pode se transformar em uma área de refeição, subindo uma mesa bem ao centro. Torres de luz embutidas foram colocadas no costado, assim como saídas USB. Detalhes diferenciados são a chave desse projeto, como a peça de inox que protege a quina do casco da fricção de eventuais cabos  amarrados ao cunho.

 

Para descer à cabine, a porta é aberta eletronicamente. O deck inferior possui cinco opções de layout, com uma, duas ou três cabines, que podem ser de casal ou solteiro, e o proprietário também pode optar por ter até dois banheiros. É possível optar por ter partes do espaço convertidas em um salão com sofás, TV e uma cozinha. Neste modelo, o proprietário escolheu a planta com duas cabines além da cabine de proa, uma de cada lado do barco, separadas pelo corredor de acesso.

 

As cabines têm revestimento de couro ecológico nas paredes e bordas finalizadas com folhas de madeira natural, dando um toque sofisticado. Armários em madeira oferecem muito espaço de armazenamento para os convidados em ambas cabines. Os estofados também recebem tratamento anti-mofo, para resistir à umidade marítima. Seguindo pelo corredor, outras duas portas em cada lateral dividem o chuveiro do lavabo. De um lado, pia e vaso sanitário, armários e design personalizado. Do outro, o chuveiro lembra muito uma sauna, com banco em madeira teca, chuveirinho e ducha no teto. A cabine de proa reserva todo luxo e intimismo dignos do capitão. Em toda a cabine, luz natural e artificial criam uma atmosfera acolhedora e requintada. A embarcação comporta até 18 pessoas no passeio diurno e até 5 para pernoite, a depender da configuração escolhida.

 

A casa de máquinas é totalmente isolada, térmica e acusticamente, além de ser extremamente organizada. Lembrando que a Okean produz barcos seguindo padrões rígidos internacionais, que garantem ainda mais segurança. Toda parte elétrica é automatizada e controlada diretamente pelo painel do cockpit. A Okean 55 pode ser equipada com dois motores Volvo Penta D8 IPS 800, que impulsionam a lancha a uma velocidade máxima de 40 nós. O estaleiro ainda oferece mais duas opções de motorização, eixo e pé de galinha e Arneson Drive, sendo ambas com MAN 800.

 

O posto de comando é amplo e de design minimalista como todo o barco. Equipado com a linha de eletrônicos da Simrad monitorando toda a embarcação, com displays de 18 polegadas, proporciona uma visão completa para quem está pilotando. A posição de pilotagem pode ser em pé, com apoio para os pés, ou sentado, para longas distâncias. Joystick, botoeiras, acelerador, relógios e USB, tudo sempre à mão.

 

A navegação foi feita no Guarujá-SP, onde fica a sede do estaleiro Okean Yachts. Com 16,45 metros de comprimento, a Okean 55 apresenta um casco singular com uma sessão dupla em “V”, chamada de “w shape”, que promete um maior desempenho da embarcação não só em termos de velocidade, mas de segurança, flexibilidade na pilotagem, visão integral do mar no processo de decolagem, estabilidade e precisão em curvas fechadas, permitindo diminuir a perda de velocidade nas manobras. De modelo semi-planante, a 55 se comportou com muita leveza e rapidez em manobras mais fechadas, até por conta da motorização Volvo Penta D8 IPS 800 mais central, que oferece controle e potência extras. O teste foi feito com 8 pessoas a bordo, que puderam aproveitar a navegação tranquilamente.

 

Acompanhe Marcio Ishihara navegando com a Okean 55 diretamente para o Raio-x do Bombarco:

 

 

Características técnicas da lancha Okean 55

Comprimento Total: 16,45 m

Boca Normal / Estendida 4,77 / 6,63 m

Ângulo do Casco na Popa: 18°

Tanque de Diesel: 1.900 L

Tanque de Água: 650 L

Águas Negras: 90 L

Motorização: IPS 2x Volvo D8 7.7 L IPS 800 600 Hp

Motorização: IPS 2x Volvo D11 10.8 L IPS 950 725 Hp

Motorização Hélice de Superfície: 2x MAN i6-800 800

Cabines: até 3

Camas: até 5 lugares

Banheiros: até 2

 

Mais informações: okeanyachts.com


Redação: Equipe Bombarco