Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Optimist - Especial Semana da Vela de Ilhabela

Notícias

Optimist - Especial Semana da Vela de Ilhabela

02/07/2021
Compartilhar

Projetado por Clark Mills, na Flórida, em 1948, o Optimist é um veleiro monotipo de 2,34m para 1 tripulante, normalmente utilizado para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos - com no máximo 60kg - aprenderem as principais funções de um monotipo.

 

 

No início eram utilizados caixotes com velas improvisadas para que a garotada de Clearwater, Flórida disputasse suas regatas anualmente. Assim, era realizado, então, o "Derby dos Caixotes de Sabão". Em 1948, os dirigentes do Clearwater Optimist Club decidiram fazer algo mais parecido com um barco, de onde saiu o atual modelo. Seu nome "Otimista", em português, se deve ao uso do barco em reabilitação de crianças no instituto.

 

No Brasil, entre os velejadores que começaram nesta categoria, estão os campeões olímpicos Robert Scheidt e Martine Grael. O primeiro campeão brasileiro na categoria foi Eduardo Melchert em 1973.

 

O Optimist é uma das classes de vela mais populares no mundo devido a sua segurança e estabilidade, proporcionadas pelo formato retangular e proa plana, que impede que a embarcação alcance velocidades elevadas.

 

 

 

>>> Veja de perto os veleiros da classe Optimist na Semana do Monotipo que antecede a 48ª Semana de Vela de Ilhabela

 

Dias 16, 17 e 18 de Julho de 2021

 

Inscrições abertas!

 

Acesse: turismoilhabela.com/semanademonotipos/ 

 

 

 

Redação: Equipe Bombarco

Apresentado por Turismo Ilhabela