Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Orcas são nomeadas autoras de ação judicial que processa SeaWorld por escravidão

Notícias

Orcas são nomeadas autoras de ação judicial que processa SeaWorld por escravidão

08/02/2012
Compartilhar

Uma ação judicial movida pela organização de defesa dos direitos dos animais Peta (People for The Ethical Treatment of Animals), junto com três especialistas em mamíferos marinhos e dois ex-treinadores de baleia nomeia cinco orcas que trabalham nas unidades do SeaWorld na Califórnia e na Flórida como autoras de um processo na Justiça que processa o parque aquático por escravidão.

A organização Peta afirma que as orcas Tilikum, Katina. Kasatka, Ulises e Corky são tratadas como escravas porque vivem em tanques e são forçadas a fazer apresentações diárias nas unidades do parque. A ação judicial menciona a 13ª emenda à Constituição Americana, que aboliu a escravidão e a servidão involuntária no país.

Por conta deste caso, esta poderá ser a primeira vez que um tribunal dos Estados Unidos discute se animais deveriam ter a mesma proteção constitucional que os seres humanos. Analistas dizem que provavelmente as orcas não conseguirão a liberdade, mas só o fato do caso ter chegado até os tribunais já é uma satisfação para os ativistas da causa.

Jeffrey Miller, juiz do caso, levantou dúvidas sobre o fato de os animais constarem como autores do processo. Ele afirmou que a sua decisão será anunciada em uma data ainda não definida. Já a equipe jurídica do SeaWorld classificou o processo como um desperdício de tempo e dinheiro. Um dos advogados do parque argumentou que se a ação for bem sucedida, as conseqüências terão reflexos não só em parques e zoológicos, mas também no uso de cães farejadores utilizados em ações organizadas pela polícia.

 

Redação: Bombarco
Fonte: Portal de notícias G1
Foto: BBC