Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Plástico encontrado no Oceano Pacífico aumentou cerca de 100 vezes nos últimos 40 anos

Notícias

Plástico encontrado no Oceano Pacífico aumentou cerca de 100 vezes nos últimos 40 anos

11/05/2012
Compartilhar

A massa de pequenos pedaços de plástico encontrados no Oceano Pacífico aumentou cerca de 100 vezes nos últimos 40 anos, segundo revela um estudo do Instituto Oceanográfico Scripps (EUA).

A equipe da Califórnia não achou evidências diretas de que a poluição esteja causando problemas de saúde na vida marinha, mas esses pequenos fragmentos de plástico encontrados no oceano, resultado da degradação do lixo descartado em boa parte do mundo, estão causando uma mudança ambiental inesperada: a multiplicação de um inseto marinho que precisa de plataformas flutuantes para se reproduzir. Normalmente esses animais precisam usar outro tipo de apoio para se reproduzir, como penas de aves marinhas boiando na água.

Como o norte do Pacífico, diferentemente de outras regiões oceânicas, não é naturalmente dominado por superfícies flutuantes, como certas algas do Atlântico, os pedaços de plástico acabam alterando essa característica do local e pode gerar uma repercussão no conjunto de seres vivos que habitam a região.

Outros dados apontados pela pesquisa mostram que os peixes não estão ingerindo os fragmentos.

A massa de plástico é reunida no mar por causa do chamado giro do Pacífico Norte, um sistema de circulação da água que cria uma zona de convergência nas vizinhanças do Havaí e da Califórnia, por exemplo.

Para saber mais sobre o assunto: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1088256-plastico-no-pacifico-tem-aumento-de-cem-vezes.shtml

 

Redação: Bombarco
Fonte: Folha.com