Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Projeto Grael ainda tem vagas para estudantes da rede pública

Notícias

Projeto Grael ainda tem vagas para estudantes da rede pública

03/03/2010
Compartilhar

O Projeto Grael, dos irmãos e velejadores Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira, oferece 17 cursos gratuitos para este semestre. As aulas, que acontecem em Niterói, Rio de Janeiro, são destinadas às crianças e jovens dos nove aos 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio em escola pública.

Com duração de um ano, e funcionando de acordo com o calendário escolar, os cursos visam iniciar estes jovens no esporte e no mercado náutico. As aulas já começaram para os mais de 200 alunos inscritos mas, ainda há vagas. Especialmente para os cursos de capotaria (costura náutica) e marcearia náutica. Ambos são profissionalizantes, para alunos a partir de 16 anos. O instituto tem capacidade para atender até 400 alunos por semestre.

Desde que foi implantado, há doze anos, o Projeto Grael, também conhecido como Instituto Rumo Náutico, já formou mais de 10 mil jovens da rede pública de ensino.

Um desses jovens é Samuel Gonçalves que passou por todos os níveis de vela e dos cursos profissionalizantes do Projeto, de 2001 a 2004. Hoje está totalmente inserido no mercado náutico. Treina a equipe paraolimpica do estado do Rio de Janeiro, é tricampeão brasileiro da classe Ranger 22 e bicampeão estadual do Rio de Janeiro na mesma classe:

“Minha vida foi marcada pelo Projeto Grael. Ficou divida em antes e depois que conheci o projeto em uma palestra na escola em 2001. Vivo um mundo novo e velejo todos os dias”, diz Gonçalves.

Durante o curso o aluno passará por três etapas: Iniciação Esportiva (natação de segurança, para navegação) e Optmist e Dingue, duas classes de veleiro; Iniciação Profissionalizante, cujo objetivo é preparar os jovens para atuarem na área náutica; e Educação Complementar, onde estão inseridos cursos e projetos para ampliação da formação dos alunos, levando em conta ações de preservação do meio ambiente.

Matrículas
Para fazer a matrícula são necessários os seguintes documentos: atestado de matrícula ou de conclusão do Ensino Médio em escola pública; atestado médico para práticas esportivas; uma foto 3x4 recente; cópia da identidade ou da certidão de nascimento (para menores de 18 anos); cópia da carteira de identidade do responsável (para menores de 18 anos); cópia da carteira de identidade e do CPF (para maiores de 18 anos).

As matrículas deverão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h, na sede do Projeto Grael, na Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba, Niterói/RJ. Mais informações: (21) 2711-9875 ou secretaria@projetograel.org.br.

Confira os cursos oferecidos pelo Projeto Grael:
Iniciação Esportiva – é aqui que os jovens aprendem a velejar pela primeira vez. Os cursos oferecidos neste programa são: natação para a vela, Optmist Básico I e II, Optimist Avançado I e II; Dingue Básico I e II e Dingue Avançado I e II

Iniciação Profissionalizante: Marcenaria Náutica, Mecânica para motor a diesel, Mecânica para motor de popa, Fibra de vidro, Eletroeletrônica, Refrigeração e Capotaria (costura náutica)
Educação Complementar: Meteorologia.
Mais informações no site www.projetograel.org.br

Redação Bombarco
Fonte: Assessoria de Imprensa Projeto Grael
Foto: Fred Hoffmann