Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Radares para barcos: tudo o que você precisa saber antes de escolher o seu

Notícias

Radares para barcos: tudo o que você precisa saber antes de escolher o seu

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

Dos muitos itens de segurança que podem equipar o seu barco, o RADAR (Radio Detection and Ranging) se destaca por identificar embarcações grandes ou pequenas, evitando colisões e outros obstáculos que possam oferecer risco.

Para quem busca uma navegação mais precisa ter um radar com alta definição é imprescindível. Para saber mais sobre este assunto conversamos com especialistas no mercado de navegação da Marine Express, representante marca Raymarine no Brasil, e a equipe da Garmin.

Radares disponíveis no Brasil

Atualmente estão disponíveis radares analógicos, digitais e digitais em HD. A Garmin tem dois modelos disponíveis para o mercado brasileiro: o GMR 18HD e GRM 18 xHD. Seus preços são respectivamente: R$ 5.449,00 e R$ 7.599,00.

Já a Raymarine disponibiliza radares digitais, digitais HD e digitais Super HD com potências de 4 e 12 quilowatts. Com a nova era dos displays, toda a linha Raymarine é multifuncional. Desta maneira o cliente pode escolher quais funções o display multifuncional terá, sendo todos os modelos personalizados e com preços somente sob consulta.

A especificação fica definida pelos tipos de antenas da marca:

Opção 1: Antena de radar radome (fechada) digital de quatro quilowatts de potência e 48 milhas náuticas.

Opção 2: Antena de radar radome (fechada) digital HD Multicolor de quatro quilowatts de potência e 48 milhas náuticas.

Opção 3: Antena de radar aberta digital HD multicolor com opções de 4 ou 12 quilowatts de potência e 72 milhas náuticas de alcance. Elas possuem também a opção de hastes giratórias (refletores) com 1,3 metros e 1,8 metros de comprimento.

Opção 4: Antena de radar aberta digital Super HD multicolor com opções de 4 ou 12 quilowatts de potência e 72 milhas de alcance. Elas possuem também a opção de hastes giratórias (refletores) com 1,3 metros e 1,8 metros de comprimento.

Qual a vantagem de cada um deles?

Os radares são equipamentos focados na segurança no momento da navegação. Existem diversas vantagens na utilização deles, como rastreamento de estruturas, obstáculos e outras embarcações, auxiliando na determinação de rotas seguras.

Abaixo listamos as principais características destes modelos:

Radar GRM 18HD
Possui Processamento de Sinal Digital de alta potência, oferecendo um rastreamento com imagens nítidas de radar e a separação aprimorada de alvos e estruturas. Este radar de alta definição de 18 polegadas e quatro quilowatts possui 36 milhas náuticas de alcance, fazendo com que o foco das imagens de radar fique ainda mais nítido.

Para ajudar a evitar o tráfego na água, o GMR 18 HD fornece rastreamento de alvos MARPA (mini-automatic radar plotting aid, ou seja, proteção de radar com plotagem mini-automática) quando combinado com um display multi-função e um sensor de direção opcional.

O MARPA permite que você acompanhe o curso, velocidade e maior aproximação de até 10 alvos. Além disso, como todos os radares da Garmin, o GMR 18 HD tem processamento de sinal autossuficiente, o que lhe proporciona uma maior precisão, fácil de ler.

Radar GMR 18xHD
Além de possuir todas as características do modelo GMR 18HD, possui os diferenciais abaixo:

•    Maior Alcance de Rastreamento e Operação: alcance máximo de 48 milhas náuticas.
•    Desempenho xHD Aprimorado: oferece uma tecnologia digital de alta definição para uma melhor detecção de alvos e resolução de imagem. Os quatro quilowatts de potência trarão mais foco e detalhes.
•    Duplo Alcance: operação de duplo alcance para visualizações em tela dividida, de longe e de perto.
•    Ganho Dinâmico Automático e Filtro Dinâmico de Mar: ajustam continuamente ao seu redor para proporcionar um ótimo desempenho em condições variadas.

Radar digital de 4KW– antenas fechadas (radome)
Indicado para a maioria das embarcações de esporte e recreio. Possui ótima definição de imagem e consegue trabalhar com o dobro de alcance do radar analógico usando a mesma potência.

Radar digital HD multicolor de 4KW – antenas fechadas (radome)
É ideal para quem faz uso frequente do radar. Possui tecnologia digital de segunda geração com imagem multicolor. Com isto, obtém-se uma imagem com muito mais definição e ainda a facilidade de distinguir os alvos por aparecerem com cores diferentes na tela (exemplo: a chuva aparece em amarelo, barcos em vermelho, canoas em azul, etc.).

Além desta tecnologia, estas antenas possuem o recurso de escala dupla, onde é possível visualizar duas escalas utilizando a mesma antena de radar, o que é ideal para áreas de maior circulação, onde uma escala fica próxima para proteger a proa e a outra mais distante para visualizar os navios.

Neste modelo, existe o mecanismo de rotação dupla, onde o refletor gira a até 48 RPM (contra 24 RPM do radar tradicional). Ele é ideal para embarcações rápidas ou para navegação em locais de grande circulação, onde o comandante precisa dobrar a taxa de atualização dos alvos.

E como exclusividade, as antenas Raymarine HD radome ainda possuem o modo pesca, onde os parâmetros do radar são automaticamente ajustados para melhor desempenho na busca de pássaros em sobrevoo no mar (estes indicam facilmente onde estão os peixes).

Radar digital Super HD aberto
Estas antenas são facilmente reconhecidas pelas hastes características que giram durante o funcionamento.

Este radar é indicado a embarcações maiores (a partir de 50 pés) e comandantes com conhecimento maior da utilização do radar. Possui 72 milhas náuticas de alcance (contra 48 milhas dos radares fechados), altíssima definição e sensibilidade, além dos recursos de imagem multicolor, escala dupla e rotação dupla descritos anteriormente.  

Como escolher?

Existem algumas variáveis que determinam a escolha correta. Normalmente vai depender do tamanho da embarcação e seu estilo de navegação (águas abertas ou abrigadas). Geralmente os radares são mais aceitos em barco a partir de 30 pés.

Os Radares digitais de quatro quilowatts são indicados para embarcações de até 70 pés onde o radar será utilizado eventualmente. Já um Radar digital HD é indicado para embarcações de até 80 pés, onde o comandante pode contar com mais definição e maior facilidade em visualizar os alvos. Também é fortemente indicada para embarcações de pesca esportiva.

E os mais avançados, como um Super HD e o 18xHD, são indicados para embarcações acima de 50 pés (devido ao tamanho da antena), onde se deseja a máxima detecção de alvos. Também é ideal para embarcações que desejam efetuar navegação oceânica.

Tire o máximo proveito

Recomenda-se sempre uma atenta leitura do manual de usuário para sua correta instalação e configuração em seu chartplotter. Com isso, terá condições de utilizar 100% da capacidade proposta pelo aparelho.

O engenheiro Marcelo Viana complementa: “Um conselho que é sempre dado é praticar a operação do radar com as melhores condições possíveis de mar e clima. Isto possibilita ao navegador poder comparar o que é observado na tela do radar com o que realmente esta acontecendo do lado de fora da embarcação. O radar, diferente do GPS, necessita de interpretação das imagens. Arrisco a dizer que 80 % do sucesso da operação de um radar depende da habilidade desenvolvida em compreender as imagens mostradas na tela”.

Após este passo o comandante deve começar a praticar o uso do radar com chuva e ou visibilidade reduzida em locais conhecidos. Nesta etapa o comandante desenvolverá habilidade com os ajustes do radar. Ao contrario do GPS, o radar possui poucos comandos e ajustes, porém estes ajustes mudam de maneira dramática o desempenho do radar. Com este treino, o comandante terá total possibilidade de navegar com as condições adversas de baixa visibilidade, chuva, entre outros.

O radar bem utilizado pode ser a salvação de uma embarcação em uma navegação mais complicada!


Jussara Coutinho para Bombarco
Foto: Divulgação/Garmin