Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Regata do Camarão une festividade ao prazer de velejar

Notícias

Regata do Camarão une festividade ao prazer de velejar

11/11/2009
Compartilhar
Os amantes de vela em Ilhabela (SP) reuniram-se em 12 de setembro para a tradicional Regata do Camarão. Realizada pela Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela, com o apoio do Pindá Iate Clube e BL3, a nona edição teve a participação de 39 embarcações das classes Oceano e Monotipos.

Às 13h, os barcos da classe Oceano, seguida pelo Monotipo, largaram em frente ao píer da Vila. As embarcações da classe Oceano contornaram uma bóia localizada em frente à Praia do Perequê, e, em seguida, contornaram outra bóia, desta vez em frente à Praia do Sino e retornaram ao local da largada, na Vila. O vento durante a regata era constante, entre 10 e 15 nós, o que aumentou a competitividade entre os barcos.

Já a classe de Monotipos cumpriu somente a metade do percurso do Oceano. As embarcações contornaram somente a bóia da Praia do Perequê e retornou ao local de chegada. Nesta classe, a maioria dos velejadores era composta pelos alunos da Escola de Vela, tanto crianças como adultos. “Esta foi a minha primeira regata e gostei muito. Ilhabela, pela primeira vez, dá a oportunidade d nós adultos de aprender a velejar e a participar desta oportunidade tão fascinante que é a vela”, afirmou o fotógrafo Luis Daniel, aluno da Escola de Vela para Adultos.

Edmar Alves, da Diretoria Náutica da Prefeitura de Ilhabela, explicou que o objetivo principal do evento é popularizar o esporte. Os alunos, das mais variadas profissões de funcionários públicos, médicos e secretários, veem na vela uma nova modalidade esportiva a ser explorada. “Nossa idéia é cada vez mais incentivar a vela no município, popularizando-a, com apoio e suporte às pessoas que querem iniciar na vela e proporcionar eventos como este para que barcos saiam de suas poitas e possam participar de regatas”, analisou Alves.

Também estiveram presentes na regata, à bordo do veleiro Orson, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci  (PPS) e o ex-prefeito de São Sebastião, Juan Garcia (PPS). “Foi uma bela regata, onde mais uma vez, pudemos reforçar a vocação náutica que Ilhabela tem para a vela”, disse o prefeito.

Resultados da Regata do Camarão

Oceano

Bico de Proa A
1º: New Port
2º: Kella Wee
3º Ventania

Bico de Proa B
1º: Flyer
2º: Cliper
3º Shangdu

RGS
1º: Oceano
2º: Matrix
3º: Palmares

ORC Internacional
1º: Orson

Delta 32
1º: Oceano
2º: Matrix
3º: Asbar II

Monotipo

Optimist
1º: Hélio Bareto
2º Matheus Nunes
3º: San

Holder
1º: Jonas Muro
2º: Murilo Diniz
3º Alisson Silva

A Cat
1º: Gabriel

Lightininig
1º: Marcela, Fernanda, Minga, Robson e Marcão

Snipe
1º: Edson e Edmar Barros
2º: Bruno e Ricardo

Barco Azul
1º: Daniela, Luis Daniel,Maria Vilma e Ronyon

Hobie Cat 14
1º: Feliciano


Redação Bombarco
Fotos: Silas Azocar/PMI

Veja diversos modelos de veleiros nos Classificados Bombarco.