- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Eventos
Rio Boat Show: Volvo Penta apresenta Glass Cockpit
A Volvo Penta apresentou no Rio Boat Show 2014, o novo e premiado Glass Cockpit, sistema de navegação criado com objetivo de simplificar o comando dos barcos. Anders Hard, gerente de produto da Volvo Penta, estava presente no salão náutico e explicou ao Bombarcoque visão da empresa era justamente transformar a navegação em algo mais fácil para os clientes.
Como acontece com os carros, o barco equipado com esse sistema pode ser ligado com apenas um toque. E, integrando os sistemas de propulsão (motores) e de navegação, o Glass Cockpit permite que o piloto do barco visualize num mesmo lugar (os monitores) todas as informações que quiser, como o desempenho do motor, níveis de combustível e água, sonar etc.
Todos os ajustes estabelecidos, incluindo a redução de intensidade luminosa dos instrumentos, são realizadas simultaneamente no posto de pilotagem e na flybridge.
O Glass Cockpit é totalmente integrado com o Controle Eletrônico de Embarcação (Electronic Vessel Control - EVC), plataforma exclusiva Volvo Penta. Ou seja, sistemas e equipamentos como o Sistema de Posicionamento Dinâmico (Dynamic Positioning System), o sistema de flaps IS (Interceptor System) e piloto automático podem ser monitorados e controlados a partir dos painéis.
Piloto automático e inteligente
O sistema Auto Guidance de direção automática é outro exemplo das caraterísticas úteis do Glass Cockpit. O sistema pesquisa as cartas náuticas relevantes e estabelece uma rota, evitando que o piloto navegue em direção a águas rasas, baixios, boias e outros obstáculos. Acoplado ao piloto automático Volvo Penta, o Auto Guidance mostra o melhor caminho e leva a embarcação até o destino.
O Glass Cockpit fez sua estreia a bordo da nova lancha da Triton Boats, a Triton 245, que estava exposta no píer da Marina da Glória.
Confira as fotos do Rio Boat Show 2014!
Curta a página do Bombarco no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado náutico.
Redação Bombarco com informações da Volvo Penta South America
Fotos: Divulgação e Marília Passos/Bombarco