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Rolex Ilhabela Sailing Week chega a 40ª edição renovada e com novidades

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Rolex Ilhabela Sailing Week chega a 40ª edição renovada e com novidades

27/06/2013
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Entre os dias 6 e 13 de julho, os maiores nomes da vela nacional se reúnem para prestigiar a Rolex Ilhabela Sailing Week, que em 2013 chega à sua 40ª edição. As classes convidadas, por sinal, atendem a todos os estilos da vela oceânica nacional: ORC, HPE, C30, S40, RGS (A, B, C e Cruiser), além das novidades IRC e Star. A história mostra que a elite da modalidade no país testou as principais classes na competição, que lota a cidade do litoral norte paulista nas férias de julho, começando na classe Optimist e chegando aos modernos Carabelli 30 (C30).

"Naquele início, a coisa era feita na base do altruísmo, da amizade, da lancha emprestada. Era um evento extremamente leve, simples e divertido. Que eu me lembro, na primeira vez, corri de Snipe. Nem existia propriamente o YCI como existe hoje. Depois, quando começaram os veleiros de oceano, participavam não mais do que uns 30 barcos", relembra Eduardo Souza Ramos, primeiro campeão da Rolex Ilhabela Sailing Week e maior vencedor, com nove títulos.

A primeira Semana da Vela de Ilhabela foi pensada em 1969 e organizada com o apoio dos clubes da represa do Guarapiranga, em São Paulo, principalmente do Yacht Club de Santo Amaro (YCSA), e da Prefeitura de Ilhabela. Figuras como Carlos Cyrillo, Mário Volkoff, Geraldo Junqueira, Oscar Wekerle e Flávio Caiuby convenceram associados do YCSA e alguns velejadores de outros clubes da represa a enfrentar horas de estrada para participar de uma competição nova, sem tradição, mas que trazia em si um desafio, como mencionava a carta-convite para as regatas, no item "condições para realização das regatas: são ideais nestas águas, e é desconhecida por todos os velejadores".

Quatro anos depois, o YCI tomou a iniciativa de promover um novo torneio de grande porte. "Esta história começou com a chegada da classe Optimist no Brasil. Lembro-me perfeitamente de que, no final de 1972, chegaram ao Brasil os primeiros veleiros da classe Optimist e uma flotilha se formou na represa de Guarapiranga. Como no final daquele ano iria acontecer o Sul-Americano de Optimist, em Buenos Aires, nós, os pais, achávamos que os garotos precisavam treinar melhor no oceano", afirma Raul de Souza Sulzbacher, que era capitão de vela do YCI.

Os pais dos alunos de Optimist observaram a garotada velejar e se entusiasmaram, organizando, no ano seguinte, uma semana de provas nas classes Pinguim e Snipe, com a participação de alguns Hobie Cat 16. A partir daí, sempre no meio do ano, os velejadores mantiveram a rotina de disputar regatas em Ilhabela durante uma semana.

Os veleiros de oceano paulistas começaram a vir em peso, na segunda metade da década de 1970. No fim da década, o evento se dividiu em uma semana de vela de oceano abraçada pelo YCI e uma competição de vela de monotipos, na segunda metade de julho, organizada pela Federação de Vela de São Paulo (FEVESP) e pela Prefeitura de Ilhabela.

Na década de 1980, a Semana de Vela de Oceano de Ilhabela se consolidou sendo organizada pelo Yacht Club de Ilhabela, sob os auspícios de seu vice-comodoro Nelson Bastos, entusiasta da vela de oceano e proprietário do principal fabricante de veleiros de oceano na época, a Fast Boats. Acabou se tornando um dos principais campeonatos regionais de vela oceânica e altamente competitivo, atraindo veleiros do Rio de Janeiro e do sul do País. Na década seguinte, sempre apoiado por outros dirigentes do clube, a organização do evento ganhou status profissional, com a terceirização da parte operacional e comercial e a ampliação dos patrocínios.

Na segunda metade dos anos 1990, o campeonato ganhou impulso com as parcerias com a Marinha do Brasil, Comando do VIII Distrito Naval de São Paulo e Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião. A partir de 2000, a profissionalização se acentuou e o número de barcos inscritos cresceu para quase 200 barcos, tornando-se o maior evento de vela oceânica do Brasil e abrindo espaço para sua internacionalização.

Inicialmente chamado de Semana de Vela de Ilhabela, o evento ganhou o naming rights da Rolex, marca de relógios suíça, em 2007. Assim, passou a fazer parte do grupo das mais prestigiadas competições, como a Rolex Fastnet Race, Rolex Sydney Hobart, Maxi Yacht Rolex Cup e Rolex Swan Cup. "O Yacht Clube de Ilhabela trabalha para fazer da edição número 40 um momento histórico para a vela brasileira e para nosso clube", ressalta Marco Fanucchi, comodoro do YCI.

Programação da 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week

6 de julho
20h - Abertura oficial

7 de julho
8h30 - Cerimônia com hasteamento de bandeira no YCI
10h - Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil e regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (500, 600 e 650), C30 e RGS (A, B e Cruiser)
10h15 - Regata Renato Frankenthal para as classes HPE e Star
10h30 - Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste ou regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (700) e RGS (C).

8 de julho
19h - Coquetel aos Comandantes

9 de julho
12h - Regatas de Barla-Sota ou Percurso
18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela
19h - Premiação Fita-Azul das regatas de percurso

10 de julho
11h - Regata de Percurso ou Barla-Sota
18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela

11 de julho
12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
18h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela

12 de julho
12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
17h30 - Premiações do Campeonato Sul-Americano de ORC e Brasileiros das classes C30, Skipper 30 e Skipper 21

13 de julho
12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
19h - Premiação da Rolex Ilhabela Sailing Week

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: Rolex/Daniel Forster