Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Rolex Ilhabela Sailing Week - Neto de Jacques Cousteau participa do evento

Notícias

Rolex Ilhabela Sailing Week - Neto de Jacques Cousteau participa do evento

03/07/2012
Compartilhar

A 39ª Rolex Ilhabela Sailing Week será a mais voltada às causas sócio-ambientais de todas as edições. O evento, que acontece de 7 a 14 de julho, terá a presença de uma das maiores lideranças mundiais em sustentabilidade: Philippe Cousteau Jr., neto do lendário Jacques Cousteau. O ativista ambiental norte-americano participou recentemente da Rio+20, na capital carioca, e estará em Ilhabela para prestigiar as 150 equipes e falar da limpeza dos oceanos na palestra ‘The state of our ocean', marcada para a sexta-feira (13/7). Em paralelo, a maior competição náutica da América Latina terá reciclagem de todo lixo gerado e um espaço para assinatura da Petição Pública da ONG Vivamar relacionada à preservação e criação do Parque Nacional Marinho de Alcatrazes. O processo está em tramitação em Brasília aguardando liberação do Governo Federal.

Philippe Cousteau Jr. é correspondente especial da CNN Internacional e notório defensor especializado em meio ambiente. No DNA do ambientalista estão as causas sócio-ambientais. O avô dele, o francês Jacques Cousteau, foi documentarista, cineasta e oceanógrafo mundialmente conhecido por expedições de pesquisa pelos mares do mundo a bordo do Calypso. Cousteau venceu o Oscar em 1956 com o “O mundo silencioso”.

Em Ilhabela, Philippe Cousteau Jr. dará destaque à preservação dos oceanos, que correspondem a 70% do nosso planeta. Segundo o especialista, três fatores estão prejudicando o ecossistema: carbono, pesca excessiva e resíduos sólidos. "O carbono aumenta a temperatura e acidez da água. Neste caso, é a mais preocupante. Não temos fiscalização e por isso defendo um ‘estado’ para os oceanos. Hoje é possível jogar lixo e pescar sem punição", afirma.

 

Proteção a Alcatrazes

A Rolex Ilhabela Sailing Week será ponto de assinatura para petição envolvendo a criação do Parque Marinho de Alcatrazes. A ilha principal do arquipélago, que se parece com o Pão de Açúcar no meio do Atlântico Sul, faz parte do roteiro da competição, na tradicional regata de abertura, a Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, marcada para o dia 8 de julho. Antes da largada, todos os participantes poderão preencher o documento na entrada do YCI ou pelo site www.risw.com.br e ajudar a sensibilizar o Ministério do Meio Ambiente a agilizar o processo.

O Arquipélago dos Alcatrazes, monitorado pela Marinha do Brasil, fica 25 milhas distante de Ilhabela e tem o maior ninhal de pássaros do Atlântico Sul, principalmente de fragatas, mas também conta com atobás, trinta-reis,albatrozes e gaivotas. Além disso, nos 12 mil hectares da ilha há uma presença constante de Baleias-de-Bryde, que habitam o litoral paulista e ainda não foram devidamente estudadas.

Pelo endereço www.manifestolivre.com.br é possível ajudar a causa.

 

Estrada interditada

Os velejadores que utilizarem a Rodovia dos Tamoios (SP-099) devem ter atenção durante o trajeto até Ilhabela e no retorno. Em decorrência das obras de duplicação da estrada, a Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S/A - interditará totalmente o trecho entre os quilômetros 14 e 55 de terça a quinta-feira no horário das 12h às 14h. O período estimado para execução da obra é de 20 meses. A orientação da Dersa é programar os horários de viagem ao litoral norte. Mais informações pelo telefone 0800 055 5510.

Confira a programação completa da Rolex Ilhabela Sailing Week na nossa agenda de eventos

 

Veja fotos da edição anterior do evento:

 

Fonte: ZDL
Foto: Bombarco