Sua mensagem foi enviada com sucesso!
São Paulo confirma participação na Hora do Planeta 2011

Notícias

São Paulo confirma participação na Hora do Planeta 2011

22/03/2011
Compartilhar

A cidade de São Paulo confirmou, nesta segunda-feira 21, a participação na Hora do Planeta 2011. A maior cidade do País é participante global desde a primeira edição do movimento no Brasil, em 2009.

As luzes de monumentos e ícones serão apagadas no próximo dia 26, entre 20h30 e 21h30 (hora local) para mostrar a preocupação com o meio ambiente e a saúde do planeta.

Segundo o prefeito Gilberto Kassab a ideia é agregar novos monumentos a cada ano:
Vamos aumentar gradativamente a participação da cidade de São Paulo na Hora do Planeta”, afirmou Kassab, ao confirmar a adesão da cidade.

Este ano os locais que terão as luzes apagadas em São Paulo são: a Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada); o Obelisco, do Ibirapuera; o Monumento às Bandeiras; o Teatro Municipal; o Mercado Municipal; e, o Estádio do Pacaembu. A Biblioteca Municipal Mário de Andrade, reinaugurada no último mês de janeiro, também terá suas luzes apagadas.

Apagar as luzes no dia 26 de março na capital do Estado de São Paulo terá, também, um motivo de celebração: no fim do ano de 2010, foi criado o Parque Estadual Restinga de Bertioga, uma unidade de conservação que protege 9,3 mil hectares de Mata Atlântica. Esta área protegida ajudará a manter a biodiversidade e serviços ambientais úteis a toda a sociedade, e será um espaço dedicado ao ecoturismo, lazer e educação ambiental para os brasileiros.

Hora do Planeta no Brasil

Até o momento, 35 cidades, incluindo oito capitais, formalizaram a adesão à Hora do Planeta 2011. A maior parte delas também participa pela terceira vez. Outras 17 prefeituras estão na fase final de entrega do documento, que traz a indicação de quais monumentos serão apagados. As outras sete capitais que aderiram são Aracaju (SE), Goiânia (GO), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Rio Branco (AC) e Campo Grande (MS).

Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF sobre mudanças climáticas.  No sábado, dia 26 de março de 2011, às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, 2 milhões de pessoas desligaram as luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, quando o WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta no Brasil, quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram as luzes. Em 2010, o movimento atingiu 4.200 cidades em 125 países.

Mais informações no site: www.wwf.org.br

Redação: Bombarco
Fonte: Assessoria de Imprensa WWF – Brasil