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Sea-Doo Spark: BRP lança nova moto aquática

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Sea-Doo Spark: BRP lança nova moto aquática

16/09/2013
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A nova moto aquática Sea-Doo Spark foi o grande destaque da apresentação da nova linha Sea-Doo 2014, realizada pela BRP na última semana, em Orlando - o lançamento oficial aconteceu no último domingo, 15 de setembro. O novo jet ski promete balançar o mercado dos veículos aquáticos, por seu mais divertida, leve, fácil de pilotar e acessível e direcionada especialmente para quem está querendo se iniciar no mundo dos jet skis.

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A Sea-Doo Spark é uma moto aquática compacta, leve e fácil de manobrar, ideal para passeios pequenos em áreas de águas menores, mas completamente apta a ser usada em águas agitadas por quem quer um passeio mais emocionante. É possível escolher entre os modelos com dois ou três lugares, este tem um assento alongado e uma extensão na plataforma traseira, sendo ideal para dois adultos e uma criança ou adolescente.

O novo jet ski chega ao Brasil como um preços dos mais acessíveis do mercado náutico brasileiro, graças a seu projeto compacto  e construção leve, que também o fazem fácil de rebocar e guardar. A previsão de chegada do Sea-Doo Spark ao mercado brasileiro é outubro de 2013 e os preços devem ficar entre R$ 20 e 30 mil. O preço sugerido da Sea-Doo Spark de dois lugares com motor Rotax 900 ACE é de R$ 22.899,00; o do modelo de dois lugares como motor Roax 900 HO ACE é R$ 26,119,00; e o da Sea-Doo Spark de três lugares como motor Rotax 900 HO ACE é de R$ 28.879,00.

Estrutura


A equipe de design e engenharia da Sea-Doo desenvolveu um novo conceito para a moto aquática, o Exoskel™, uma estrutura minimalista que proporciona à Sea-Doo Spark uma aparência de espaço aberto no convés superior com uma estrutura que consiste de dois braços voltados para a frente prendendo o guidão e a área de conexão do piloto. A estrutura mantém apenas as peças estruturais essenciais na área de controle do piloto, reduzindo o peso e criando um design moderno e de ponta.

E motivados por considerações ambientais e o desejo de reduzir ainda mais o peso do novo jet ski, os engenheiros da BRP desenvolveram um novo material para ser a pele do Spark. Três anos de desenvolvimento geraram o aperfeiçoamento do Polytec™, uma mistura otimizada de polipropileno e fibra de vidro projetada especificamente para aplicações de casco e convés de moto aquática. Este material compósito reciclável, de baixa densidade mantém a integridade estrutural da moto aquática, mesmo sob uso extremo e pesado. Em testes de queda, testes de impacto no oceano e outros testes de resistência e durabilidade em todos os ambientes aquáticos, o Polytec comprovou confiabilidade e robustez.

Motor


O Sea-Doo Spark foi equipado com o Rotax 900 ACE, o motor de menor consumo no mercado, de acordo com a BRP, consumindo apenas 7,34 litros de combustível por hora. Está disponível apenas para o modelo de dois lugares. Com essa configuração é possível alcançar 64,37 km/h.

A outra opção é o Rotax 900 HO ACE, um motor de alto desempenho com melhor aceleração e mais alta velocidade máxima (80,5 km/h), consumindo apenas 9,07 litros por hora. Este motor está disponível para os jet skis de dois e três lugares. O Rotax 900 ACE é um conjunto propulsor de 4 tempos com três cilindros em linha, apresentando iTC™ (Controle de Aceleração Inteligente) e CLSC (Sistema de Arrefecimento em Circuito Fechado).

É possível, ainda, equipar o Sea-Doo Spark com o sistema de freio inteligente  exclusivo da BRP, o iBR, que dá aos pilotos a capacidade parar até 30 metros antes de qualquer outra moto aquática, além de proporcionar maior manobrabilidade e atracação sem esforço.

Visual


A aparência do modelo também se sobressai graças às cinco cores e diversas opções de personalização disponíveis. É possível escolher entre o Branco Vanilla, Laranja Crush, Rosa Bubble Gum, Amarelo Pineapple ou Cinza Licorice, além dos 20 kits gráficos, que permitem uma personalização única.

Podem ser adquiridos separadamente o degrau Sea-Doo e o kit de compartimento dianteiro, além do kit de reverso manual, uma alavanca montada do lado esquerdo que facilita engatar a ré (lançamento em fevereiro de 2014); protetor lateral formado por três peças de borracha, projetado especificamente para o Sea-Doo Spark; para-choques encaixáveis que fornecem proteção extra na atracação e podem ser encaixados em furos pré-moldados na dianteira e traseira.

Márcio Ishihara mostra no Raio-X Bombarco as principais características do Sea-Doo Spark. Assista!






Redação Bombarco
Fotos: BRP