Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Sem pressão, Torben e Marcelo disputam o pódio no Mundial de Star

Notícias

Sem pressão, Torben e Marcelo disputam o pódio no Mundial de Star

08/01/2010
Compartilhar

Eleito em 2009 pela Federação Internacional como o melhor velejador do mundo, Torben Grael irá tentar o nono pódio de sua carreira em Campeonatos Mundiais de Star. Sempre ao lado do proeiro Marcelo Ferreira, o comandante do Ericsson 4, campeão da última Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo e maior medalhista da história olímpica brasileira e da vela mundial, Grael estará no mundial, que tem início a partir do dia 16, no Iate Clube do Rio de Janeiro. 

A missão de buscar um lugar no pódio, segundo Torben, não será fácil. Além da participação das melhores duplas do circuito internacional da classe, o velejador faz questão de comentar o longo tempo em que esteve afastado do Star por causa de competições de Oceano. “Mesmo tendo retornado aos torneios no final de 2009 ainda estamos sentindo falta de ritmo”, disse o dono de cinco medalhas olímpicas: duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.


A dupla retomou a preparação fora da Baía de Guanabara, onde será montada a raia do Mundial. Para correr contra o tempo, Torben e Marcelo só não treinaram no período entre o Natal e o Ano Novo.

O longo período afastado da classe tem um lado positivo, de acordo com o campeão olímpico, reconhecido por seu forte espírito de competitividade. "Vamos entrar no Mundial sem pressão. Claro que vamos tentar velejar da melhor forma possível, mas existem outras duplas com mais responsabilidades no Mundial”, justificou.

O calendário do evento será aberto na terça-feira (12), com as medições dos barcos e registros no Iate Clube do Rio de Janeiro. Esta etapa segue até o dia 14. No dia 15, haverá a regata-treino, aberta a todos os inscritos. As seis regatas valendo pela classificação geral serão disputadas de 16 a 18 e de 20 a 22. Os dias 19 e 23 são reservas para eventuais cancelamentos de regata.

Pódios de Torben e Marcelo nos Mundiais

Ouro
1990: Torben Grael/Marcelo Ferreira - Cleveland (EUA)
1997: Alexander Hagen (Ale)/Marcelo Ferreira - Massachusetts (EUA)

 

Prata
1991: Torben Grael/Marcelo Ferreira - Cannes (FRA)
1995: Torben Grael/Marcelo Ferreira - Laredo (ESP)
1998: Torben Grael/Marcelo Ferreira - Portoroz (ESL)
2002: Torben Grael/Marcelo Ferreira - Marina Del Rey (EUA)
2005: Torben Grael/Marcelo Ferreira - Buenos Aires (ARG)

Bronze


1994: Torben Grael/Marcelo Ferreira - San Diego (EUA)
1996: Torben Grael/Marcelo Ferreira - Rio de Janeiro (BRA)

 


Redação Bombarco
Foto: Marcelo Rhenius/Regattapix