Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Semana Brasileira de Vela: Atletas têm primeiro teste em raia olímpica de 2016

Notícias

Semana Brasileira de Vela: Atletas têm primeiro teste em raia olímpica de 2016

19/02/2013
Compartilhar

Na segunda-feira, 18 de fevereiro, velejadores brasileiros enfrentaram as duas primeiras regatas da Semana Brasileira de Vela, no Iate Clube do Rio de Janeiro. A competição, que vai até sexta-feira, 22, é a primeira a ser disputada na raia olímpica dos Jogos do Rio 2016 pelas classes 49er, 49er FX, 470 feminino e masculino, Finn, Laser, Laser Radial e RS:X feminino e masculino. Os melhores de cada categoria serão os titulares da equipe brasileira de vela na temporada 2013 e terão a chance de disputar os principais campeonatos no exterior. Por isso, o evento é encarado como um dos mais importantes do ano.

O primeiro dia de competição na Baía da Guanabara registrou ventos variando de 12 a 15 nós e 36° C. Na classe Laser, Robert Scheidt confirmou seu favoritismo e lidera a competição depois de vencer as duas regatas do dia. "Foi um início de competição excelente. Cometi poucos erros. No início das regatas tive uma boa disputa com o Bruno Fontes, mas consegui me manter à frente e vencer", analisou Scheidt. "Com o vento rondando pouco, a tendência é que eu e o Bruno sejamos os mais rápidos", acrescentou.

Fontes, que representou o Brasil nos Jogos de Londres 2012, terminou as duas regatas em segunda e está logo atrás de Scheidt na competição. “O Bruno deve vir com tudo para tirar a vantagem que tenho sobre ele nas regatas dessa terça-feira. Vai ser uma boa disputa. Mas espero continuar velejando bem e manter a liderança", confessou o campeão olímpico.

Na Laser Radial, Adriana Kostiw e Fernanda Decnop brigam pela liderança com três pontos perdidos cada, depois de conquistarem uma vitória e um segundo lugar cada. Kostiw aparece em primeiro pois venceu a última regata, o que é considerado critério de desempate.

Na Finn, Jorge Zarif venceu as duas provas e está na liderança, seguido por Bruno Prada, antigo parceiro de Robert Scheidt na Star. Jorginho vem de um resultado expressivo na Copa do Mundo de Miami, quando conquistou a medalha de bronze.

Prada ainda está se adaptando a mudança de categoria. "Aos poucos vou melhorando. Venho de três competições seguidas e preciso acertar alguns detalhes, principalmente no vento de popa. A ideia é aumentar meu tempo na água, ou seja, treinar mais. Sinto ainda um pouco a mudança da Star para a Finn, principalmente em relação à força. Perdi 10 quilos nos últimos meses", explicou o velejador que conquistou duas medalhas olímpicas com Schedit.

As classes 49er e a recém-criada 49er FX estão competindo juntas. Os dinamarqueses Allan Norregaard e Aders Thomsen estão em primeiro, depois de vencer as duas regatas do dia, seguidos pela dupla brasileira André Fonseca/Francisco Andrade. Martine Grael e Kahena Kunze são as velejadoras mais bem colocadas, em quinto lugar, depois de um sétimo e um sexto lugar. "Estamos velejando com tranquilidade, para garantir que nada dê errado. Nós temos uma boa vantagem para a outra dupla feminina, e precisamos ter calma para administrar isso", disse Grael.

A 470 adota a mesma estratégia de misturar masculino e feminino na raia. Após duas provas, Fábio Pillar e Samuel Albrecht lideram, seguidos por Geison Mendes e Gustavo Thiesen, os atuais campeões brasileiros. Renata Decnop e Isabel Swan lideram no feminino, seguidas por Fernanda Oliveira e Ana Barbachan.

Na RS:X, uma invasão de estrangeiros por causa da proximidade do Mundial da classe. Os representantes da prancha a vela encheram a raia carioca com 13 atletas no masculino. Melhor para o britânico Nick Dempsey, que venceu duas regatas e terminou a última do dia em primeiro. O israelense Nimrod Maschiah é o segundo na tabela seguido pelo brasileiro Ricardo Winicki Bimba, em terceiro.

No feminino, Brasil na frente. Patrícia Freitas, que corre em casa, venceu as provas do dia, deixando a campeã olímpica Marina Alabau, da Espanha, em segundo. O campeonato tem também uma chave apenas para os juvenis.

Das dez classes olímpicas, apenas o Nacra 17 não está velejando, uma vez que nenhum barco foi entregue no Brasil. Confira todos os resultados no site www.icrj.com.br.

Redação Bombarco
Fonte: ZDL, Local da Comunicação e Velassessoria
Fotos: Fred Hoffmann/ZDL