Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Semana Náutica da Paraíba começa com atividades em Cabedelo

Notícias

Semana Náutica da Paraíba começa com atividades em Cabedelo

09/12/2013
Compartilhar

A abertura da I Semana Náutica da Paraíba, no domingo, 8 de dezembro, reuniu empresários, representantes de entidades ligadas ao setor e apaixonados pelo mar de todo a Paraíba em uma marina em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. O evento vai até o próximo domingo, 15 de dezembro, com dezenas de atividades.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, juntamente com a PBTur, IFPB e representantes do setor náutico no estado. O evento, no litoral de João Pessoa, Cabedelo e Lucena, reunirá as diversas modalidades náuticas em uma única semana, de jet ski à pesca de arremesso, passando por workshops e palestras.

De acordo com o secretário executivo de Indústria e Comércio e presidente do Comitê Náutico da Paraíba, Marcos Procópio, o segmento foi escolhido como prioritário, junto do turismo, pelo Governo do Estado. “A Semana Náutica vem para coroar este trabalho, que só está começando. Planejamos agora a construção de píeres, estudos para definir novas áreas de mergulho, articulação com a indústria náutica, para que se crie um movimento forte neste segmento”, explica Procópio.

A programação da I Secimar conta com sete workshops de áreas que vão desde a navegação eletrônica com o uso dos tablets às diversas possibilidades de beneficiamento do marisco; cinco palestras com temas ligados à segurança da navegação amadora, Lei de Modernização dos Portos, importância da preservação do Patrimônio Histórico Subaquático, importância dos artefatos matemáticos na navegação marítima e conhecendo o projeto Pescando Sonhos; três mesas-redondas (Projeto Extremo Oriental das Américas, Pesca Sustentável e Construção de Píeres na Paraíba); exposição náutica com diversos itens náuticos e das pescas artesanal e industrial; e diversas ações de cidadania do Projeto Pescando Sonhos, tendo como ênfase exames médicos, retiradas de documentação, balcões de informações (INSS, banco, Previdência) e apresentações culturais.

Animado com as perspectivas a partir de agora, o diretor da Associação Náutica da Paraíba, Mateus Ribeiro, diz que o estado nunca teve incentivo para o desenvolvimento da indústria náutica e para o turismo no setor, feito realizado agora pelo Governo do Estado. “Conseguimos reunir num só movimento as forças envolvidas no mundo náutico. A Paraíba é o quinto estado no Brasil em número de barcos, conseguindo inclusive atrair estaleiros para nosso território, o potencial de crescimento deste mercado é muito grande”, conta.

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, lembrou que a Paraíba já é um polo de atividades na água, seja na praia ou nos rios no interior do estado, mas que este potencial era desperdiçado. “As atividades no setor eram muito dispersas, cada um fazia uma atividade diferente, o que acabou com a criação do Comitê. As ações agora passam a ser organizadas, fazendo com que a população e os turistas percebam nosso potencial, que ainda é pouco explorado”, explicou Ruth.

Já o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano ressaltou a importância do evento para fortalecer o turismo náutico na Paraíba. “Temos o turismo de praia em todo nosso litoral, o turismo de grandes eventos, no Centro de Eventos e agora temos de nos tornar uma potência no turismo náutico, que será uma grande vitrine para o nosso estado”, avaliou.

Programação da Semana Náutica da Paraíba

Segunda-feira (9) – Oficinas sobre manutenção preventiva de motores de popa no Jacaré Marina Clube, com uma palestra de Marcelo Dorck e Maurício Dias, da Yamaha do Brasil. Informações sobre inscrições: falar com José Odilon, pelo fone 9305-6575.

Terça-feira (10) – Abertura da I Secimar. Informações sobre inscrições: www.rumomagnetico.com ou na sede do CRPNM/IFPB: Avenida Duque de Caxias, s/n – Bairro Centro, Cabedelo / PB (próximo ao Teatro Santa Catarina).

Quinta-feira (12) – Atividade Cultural em comemoração ao aniversário de Cabedelo, 17h, na praia do Jacaré.

Sexta-feira (13) – Inscrições do 1º Aberto Náutico de Pesca de Arremesso da Paraíba, no Clube Amador de Pesca de Cabedelo, o dia todo. Informações sobre inscrições: 9979-0524.

Sábado (14) – Visitação ao navio de patrulha oceânica Araguari da Marinha do Brasil, das 14h às 17h, no Porto de Cabedelo.

Regata Hobie Cat 14 e 16, Lazer, Prancha (1º dia) 11h, saindo do Iate Clube da Paraíba até a praia do Jacaré - Contato: 9982-1885.

Regata de Kitesurf (1º dia), 10h30, saindo da escola de Kitesurf Bodete até a praia de Intermares - Contato: 9154-2914.

Apresentação do grupo Chorinho do Caps-AD de Cabedelo, 17h, na praia do Jacaré.

Domingo (15) – Visitação ao navio de patrulha oceânica Araguari, da Marinha do Brasil,  14h às 17h, no Porto de Cabedelo.

1º Aberto Náutico de Pesca de Arremesso da Paraíba, 6h, na praia do Macaco.

Torneio de Pesca Embarcada, 10h às 14h, no Rio do Ibama, no Jacaré.

Passeio Ecológico, 11h às 14h, saindo de Areia Vermelha até a prainha em Lucena.

Regata Hobie Cat 14 e 16, Lazer, Prancha (2º dia), 11h, saindo da praia do Jacaré até Iate Clube da Paraíba.

Regata de Kitesurf (2º dia), 10h30, saindo da escola de Kitesurf Bodete até a praia de Intermares.

Travessia Dia do Marinheiro, 10h, na praia de Ponta de Matos - Contato: Kalyne Dantas 3241-2805.

Curta a página do Bombarco no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado náutico.


Redação Bombarco
Fonte: Governo do Estado da Paraíba
Foto: Ticiano Alves/Semana Náutica da Paraíba