Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Telefónica vence com dois minutos de vantagem e segue na liderança da Volvo Ocean Race

Notícias

Telefónica vence com dois minutos de vantagem e segue na liderança da Volvo Ocean Race

27/12/2011
Compartilhar

Com apenas dois minutos de vantagem, o Telefónica superou o Camper e venceu a primeira parte da disputa da segunda perna da Volvo Ocean Race na última segunda-feira, 26.

Nesta segunda etapa da competição, a organização adotou um procedimento diferente para evitar a ação de navios piratas que costumam agir na costa da Somália. Na primeira parte da segunda perna, que valia 80% da pontuação total, os barcos precisavam seguir até uma área de segurança localizada em uma área não divulgada do Oceano Índico.

Com a vitória conquistada ontem, o Telefónica somou 24 pontos e amplia a vantagem na liderança da competição. O segundo colocado, o neozelandês Camper somou 20 pontos.

Agora as duas embarcações serão içadas para um navio cargueiro onde serão transportadas para a costa de Sharjah, no Golfo Pérsico, de onde partirão para a parte final da segunda perna. O trecho até Abu Dhabi valerá 20% da pontuação.

O mesmo procedimento será adotado com o restante da flotilha que ainda está na disputa desta primeira parte. Na última parcial divulgada pelo site da Volvo Ocean Race, o Puma seguia em terceiro lugar, seguido pelo Groupama e Abu Dhabi. O Sanya teve o estai intermediário quebrado e precisou abandonar a disputa na quinta-feira, dia 22.

O problema com piratas é comum nas águas da Somália. Dados da Dryad Maritime Intelligence apontam que 1.181 navios foram seqüestrados por piratas em 2010. Foi para evitar a ação deste tipo de embarcações que a organização da VOR adotou procedimentos de segurança durante a disputa da segunda perna. Além da zona de segurança para a flotilha, a organização também evitou divulgar a posição das embarcações no GPS.

Para seguir no navio cargueiro que levará os competidores para a próxima parte da competição, os velejadores precisarão passar por uma espécie de alfândega, além dos cuidados necessários para o transporte do mastro de cada embarcação.


Redação: Bombarco
Fonte: ZDL Comunicação
Foto:
Diego Fructuoso/Team Telefónica