Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Vai passar o Carnaval no litoral? Então confira como está a qualidade da água no litoral de São Paulo

Notícias

Vai passar o Carnaval no litoral? Então confira como está a qualidade da água no litoral de São Paulo

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

Pretende curtir os dias de Carnaval nas praias do Litoral de São Paulo? Já conferiu como “anda” a qualidade da água do ponto que escolheu para curtir o feriado prolongado mais animado do ano? Se ainda não checou essa informação, saiba que estes são dados importantes que podem garantir o bem-estar de toda a família até a próxima quarta-feira de cinzas.

Para fazer a classificação das praias paulistas a Cetesb, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental,  órgão ligado a Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, realiza o monitoramento das praias para avaliar a qualidade da água de cada local. Para isso, a companhia mantém uma rede de 155 pontos de amostragem distribuídos ao longo dos 427 quilômetros da costa paulista e que cobre 15 municípios litorâneos do Estado de São Paulo.

Segundo informações disponíveis no site da companhia, o programa de balneabilidade das praias desenvolvido em São Paulo atende às especificações da Resolução 274/00 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). É esta resolução que define os critérios para a classificação de águas destinadas à recreação.

Avaliação das praias – A Cetesb realiza a coleta de material sempre aos domingos em todos os pontos de amostragem. Esse material recolhido é enviado para os laboratórios da companhia, onde as análises microbiológicas que determinam a densidade de bactérias fecais presente nas águas são avaliadas. Esse é o parâmetro indicador básico para classificar a condição da balneabilidade da praia, além de outros fatores extraordinários, como surtos epidêmicos de doenças de veiculação hídrica, derramamentos acidentais de petróleo e ocorrência de maré vermelha (floração de algas tóxicas) que também podem deixar uma praia temporariamente imprópria para banho.

Para definir se uma praia está ou não própria para banho de mar, a Cetesb utiliza os resultados das amostras coletadas durante as últimas cinco semanas. Se mais de 80% desse resultado estiver abaixo do limite estabelecido pelo CONAMA, a praia está liberada para banho de mar.

Consulta sobre a qualidade das praias – A partir das análises realizadas em laboratório, a companhia emite semanalmente um boletim com a classificação das praias quanto à balneabilidade. Este boletim é distribuído às autoridades municipais, aos órgãos estaduais e responsáveis pela saúde pública, saneamento básico e ambiental e para os órgãos que trabalham com turismo.

Para saber como está a qualidade da praia que escolheu para passar o feriado, basta ligar para o atendimento telefônico gratuito da Cetesb, o 0800 113560, que informa diariamente sobre as condições das praias. Além do telefone, o site da companhia também possui um mapa de qualidade da água nos pontos monitorados. Para consultar, acesse http://www.cetesb.sp.gov.br/qualidade-da-praia/mapa

Outra forma de saber se condição da água está boa é checar as bandeiras de sinalização que existem nas praias monitoradas pela Cetesb. Elas indicam as condições de balneabilidade de uma maneira bem simples: Se a cor da bandeira for verde a praia esta própria para banho. Se a bandeira for vermelha, a água foi considerada imprópria.

É importante lembrar que nadar em praias consideradas impróprias, pode expor os banhistas a bactérias, vírus e protozoários que transmitem doenças hídricas como hepatite A, cólera, febre tifóide, entre outras. A doença mais comum associada à água poluída por esgotos é a gastroenterite, que pode ter como sintomas enjoo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre.

Para facilitar a sua programação de Carnaval, o Bombarco listou as praias de algumas cidades do litoral de São Paulo que receberam bandeira vermelha da Cetesb*. Confira:

Ubatuba
Enseada
Perequê – Mirim
Lázaro
Iperoig
Itaquá – Avenida Leovegildo, 1724

Caraguatatuba
Cocanha
Prainha
Indaiá
Centro

Ilhabela
Ilha das Cabras
Itaquanduba
Viana

Guarujá
Perequê
Enseada – Av. Atlântica

Santos**
Nenhuma praia imprópria

*período de amostragem 08/01/2012 a 05/02/2012
**período de amostragem 30/01/2012 a 08/02/2012

 

Juliana Barbosa para Bombarco, com informações do site da Cetesb
Foto: Bombarco