Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Veleiro de 1968 é restaurado em Santa Catarina

Notícias

Veleiro de 1968 é restaurado em Santa Catarina

18/01/2012
Compartilhar

Após dois anos de trabalho, um estaleiro de Santa Catarina concluiu os trabalhos de restauração do veleiro Froya II, um Yawl de 50 pés projetado pelo arquiteto naval americano Phil Rhodes em 1968 que estava no Rio de Janeiro sofrendo com a falta de cuidados.

O barco, originalmente construído em madeira mogno, spruce pine e teça, veio para o Brasil nos anos 70 e chegou a participar de diversas regatas, como Santos-Rio e Buenos Aires – Rio antes de sofrer com falta de manutenção e acabar envelhecendo na Baía de Guanabara.

Foi em 2009, ao ser adquirido por um velejador que surgiu a ideia da restauração. Para isso o Froya precisou sair do Rio de Janeiro e chegar a Itajaí sem contar com um motor.

Ao chegar ao estaleiro Kalmar, responsável pelos serviços realizados na embarcação, o barco passou por uma detalhada vistoria que apontou diversos vaus, cavernas, quilha de proa e pés de cavernas que precisaram ser refeitos.

Além da parte estrutural, o estaleiro também trabalhou na restauração da mobília original do Froya II, reformando as peças e as fixando de forma mais eficaz. A parte de ferragens da embarcação também foi mexida tornando alguns itens como, cunhos, passa-cabos, dobradiças e maçanetas em peças em tom de bronze envelhecido, o que dá um toque especial à estética do barco.

Para finalizar os trabalhos, na parte de acabamento foi utilizado pintura e verniz na parte externa e interna do barco. Os mastros de alumínio também foram recuperados e a embarcação ganhou novas velas em tom de cream, além de contar com motorização Yanmmar 110 hp. Com a restauração concluída, agora o Froya II está pronto para integrar a flotilha de veleiros clássicos do Brasil.


Redação: Bombarco
Fonte: Holofote Comunicação

Foto: Divulgação