Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Venda de lixo beneficiará navios

Notícias

Venda de lixo beneficiará navios

14/10/2011
Compartilhar

As embarcações que deixarem o lixo produzido a bordo em terra podem ter desconto em taxas portuárias. Essa é uma medida que a SEP (Secretaria Especial de Portos) estuda colocar em prática dentro do Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos nos Portos Marítimos.

Marcos Freitas, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), coordenador do programa, tenta encontrar uma saída sustentável para o lixo dos navios:

Podemos ter os portos como autogeradores de energia a partir deste lixo”, diz.

A saída mais eficaz seria a construção de usinas energéticas que usariam o lixo como combustível. O programa é uma parceria da SEP com 12 universidades federais e custará R$ 125 milhões.

No porto da Antuérpia, o país dá desconto na taxa de ancoragem para navios que deixam o lixo lá”, afirma Antônio Ferreira, diretor Revitalização e Modernização da SEP.

A vantagem com a “compra” é ter maior controle ambiental dos descartes de resíduos sólidos e efluentes. Além do lixo dos navios, resíduos de operações, como os grãos, precisam de solução, segundo o diretor da SEP, porque ajudam na proliferação de pombos, ratos e mosquitos nas cidades portuárias.

Redação: Bombarco
Fonte: Band notícias
Foto: Banco de dados