As embarcações que deixarem o lixo produzido a bordo em terra podem ter desconto em taxas portuárias. Essa é uma medida que a SEP (Secretaria Especial de Portos) estuda colocar em prática dentro do Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos nos Portos Marítimos.
Marcos Freitas, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), coordenador do programa, tenta encontrar uma saída sustentável para o lixo dos navios:
“Podemos ter os portos como autogeradores de energia a partir deste lixo”, diz.
A saída mais eficaz seria a construção de usinas energéticas que usariam o lixo como combustível. O programa é uma parceria da SEP com 12 universidades federais e custará R$ 125 milhões.
“No porto da Antuérpia, o país dá desconto na taxa de ancoragem para navios que deixam o lixo lá”, afirma Antônio Ferreira, diretor Revitalização e Modernização da SEP.
A vantagem com a “compra” é ter maior controle ambiental dos descartes de resíduos sólidos e efluentes. Além do lixo dos navios, resíduos de operações, como os grãos, precisam de solução, segundo o diretor da SEP, porque ajudam na proliferação de pombos, ratos e mosquitos nas cidades portuárias.
Redação: Bombarco
Fonte: Band notícias
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