Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Volvo Ocean Race – Puma sai na frente no início da sexta perna da regata

Notícias

Volvo Ocean Race – Puma sai na frente no início da sexta perna da regata

22/04/2012
Compartilhar

Volvo Ocean Race - Começou neste domingo, 22, a sexta perna da Volvo Ocean Race que saiu de Itajaí e tem como destino Miami, nos Estados Unidos. Uma bonita festa de despedida foi organizada na Vila da Regata. A solenidade teve início por volta do meio-dia, quando a banda Olodum tocou para uma animada plateia que lotou a área perto dos píer para assistir a saída dos velejadores. Durante a solenidade de despedida, o prefeito de Itajaí, Jair Bellini, passou simbolicamente a chave da Volvo Ocean Race para o chairman de Miami, Marc Sarnoff.

Mais de 16 mil pessoas, segundo a organização do evento, acompanharam a saída dos competidores. A largada aconteceu às 14h nas entre as praias de Cabeçudas e Navegantes. Apesar do tempo fechado e de uma fina chuva que caiu na hora da saída, o bom vento ajudou os cinco barcos que vieram ao Brasil. O Telefónica partiu na frente e conseguiu manter a vantagem por uma boa parte da prova. Porém, o time espanhol perdeu a liderança ao demorar um pouco mais para contornar a terceira boia. Aproveitando a falha do adversário, o Puma passou os espanhóis e assumiu a liderança.

Enquanto a briga pela ponta estava acirrada, o Groupama ficava para trás. O time de Franck Cammas não conseguiu repetir a boa atuação de ontem, 21, quando venceu a Regata do Porto, e viu os adversários passarem a sua frente logo no contorno da primeira boia. Camper e Abu Dhabi, respectivamente, seguiam na terceira e na quarta colocação. O Telefónica ainda tentou uma recuperação ao contornar a penúltima boia em melhor situação que o Puma, mas o skipper do barco americano, Ken Read, soube aproveitar os ventos do litoral catarinense para voltar à ponta. Agora as equipes terão pela frente, aproximadamente, nove mil quilômetros de mar até chegarem ao litoral dos Estados Unidos. A previsão é que os primeiros barcos cheguem a Miami daqui a duas semanas. A sexta perna da competição pode ser decisiva na competição, já que a diferença de pontos entre uma equipe e outra na classificação geral não é muito grande. A equipe que vencer uma perna conquista 30 pontos. Depois de 18 dias de funcionamento, a Vila da Regata de Itajaí encerra as atividades hoje.

Mais de 280 mil pessoas passaram pelo evento que contou com exposição de produtos, ciclo de palestras, shows, eventos náuticos entre outras atrações. Itajaí foi a quinta parada da competição. As equipes chegaram até a cidade do sul do Brasil no início do mês de abril após concluírem a perna mais longa e mais difícil da competição, que saiu de Auckland, na Nova Zelândia. Apenas quatro barcos conseguiram concluir a etapa: Puma, Telefónica, Camper e Groupama. O Abu Dhabi chegou em Itajaí transportado por um navio cargueiro por conta de avarias na estrutura da embarcação. O Sanya, o único que não esteve presente nesta parada, quebrou no caminho para o Brasil e foi transportado diretamente para Miami onde retorna a competição.

Confira as fotos da Start Leg 6


Juliana Barbosa para Bombarco
Foto: Bombarco