Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Volvo Ocean Race - Veleiros já estão a caminho do Brasil

Notícias

Volvo Ocean Race - Veleiros já estão a caminho do Brasil

19/03/2012
Compartilhar

Os seis veleiros que participam da Volvo Ocean Race já estão a caminho de Itajaí, em Santa Catarina.

A largada para a quinta perna, que percorrerá o trecho entre a Nova Zelândia e o Brasil, aconteceu no domingo, 18, em Auckland. Após vencer a Regata do Porto disputada no sábado, 18, o Camper assumiu a liderança parcial desta etapa e abriu cerca de 10 milhas náuticas de vantagem para o segundo colocado, o Puma. Em terceiro aparece o Telefónica, do brasileiro Joca Signorini, seguido pelo Groupama e pelo Sanya.

O Abu Dhabi precisou retornar para a cidade neozelandesa por problemas no veleiro. Após velejar por cinco horas o barco teve uma antepara danificada (acessório que garante a segurança da vela de proa com o tempo ruim). O comandante da equipe, Ian Walker, optou por voltar e realizar a troca do equipamento, já que o item deve ser usado em 80% do trajeto pelo Oceano Antártico.

A flotilha que segue na competição enfrentará o trecho mais longo da competição (12.417 quilômetros, correspondente a 6.705 milhas náuticas). Serão 20 dias de frio e ventos fortes nos mares do sul, além da passagem pelo Cabo Horn, um dos pontos mais perigosos para navegação do mundo.

Parada da VOR no Brasil – O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, foi até a Nova Zelândia para acompanhar a partida dos veleiros de Auckland com destino ao litoral brasileiro. Antes da partida da flotilha Bellini recebeu das mãos de Len Brown, representante da cidade neozelandesa, a “Chave da Volvo Ocean Race”.

A cidade catarinense já está pronta para receber a parada da “Fórmula 1 dos mares”. A Vila da Regata será aberta no dia 04 e contará com shows, clínicas de vela, ações de sustentabilidade e outros atrativos.

Uma das atrações do evento que se destaca é o projeto de sustentabilidade, que terá a duração de seis meses e atingirá 1.162.209 milhão de habitantes em 30 municípios. A ação “Juntos pelo Rio” unirá estudantes, empresários, universidade e poder público para realizar a limpeza das margens do rio Itajaí. O projeto é realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável que deverá realizar uma série de ações em parceria com instituições públicas e privadas da região antes e durante a parada brasileira da regata de volta ao mundo. A pasta também apoiará o programa da Volvo Ocean Race “Mantenha os Oceanos Limpos”, realizando mutirões de limpeza nas praias de Itajaí.

 

 

Confira a classificação geral da VOR até o momento:


1º - Telefónica - 122 pontos
2º - Groupama - 107 pontos
3º - Camper - 104 pontos
4º - Puma - 83 pontos
5º - Abu Dhabi - 55 pontos
6º - Sanya - 25 pontos


Redação: Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: Ian Roman/Volvo Ocean Race