- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Outros
04/01/2013
Zoológico em Gramado registra nascimento de dois pinguins-de-magalhães
No fim de 2012, a equipe técnica do Gramadozoo, zoológico de Gramado, Rio Grande do Sul, comemorou o nascimento de dois pinguins-de-magalhães, filhotes de um casal de pinguins sobrevivente de um derramamento de óleo em Santa Catarina.
Os pinguins nasceram nos dias 26 e 29 de dezembro e, de acordo com o veterinário Renan Stadler, estão se desenvolvendo bem. “O normal é sobreviver apenas um filhote, mas os dois estão crescendo saudáveis”, comenta.
O profissional elogia também o trabalho dos pais, que trabalharam sem parar para chocar os dois ovos, colocados no dia 19 de novembro. “Os dois foram incansáveis e, apesar de serem pais de primeira viagem, fizeram tudo certinho. Tomaram todos os cuidados”, afirma Stadler, completa.
Os pinguins adultos vivem no zoológico desde 2009 e vivem em cativeiro por não terem condições de sobreviver na natureza, o macho é cego e a fêmea teve problemas respiratórios. “Em vida livre, eles não resistiriam. O nascimento demonstra que os animais estão bem adaptados ao manejo e ao cativeiro”, conta Christina Capaballo, técnica em veterinária.
Capaballo conta que o casal começou a copular no início da primavera. “O comportamento dos pais indicava o nascimento. São poucos os profissionais que têm a possibilidade de acompanhar a reprodução dupla. O momento é de imensa alegria para toda a nossa equipe”, conclui a técnica.
Redação Bombarco
Fonte: Gramadozoo