Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Vá de lancha – Os melhores pontos de Minas Gerais para você navegar

Notícias

Vá de lancha – Os melhores pontos de Minas Gerais para você navegar

04/01/2014
Compartilhar

Você já tem a lancha e a habilitação náutica, ou um marinheiro habilitado que pilota a sua embarcação, agora só falta decidir o ponto na carta náutica para onde navegar. O Bombarco, com a ajuda de alguns amigos que passam mais tempo a bordo que em terra, selecionou os melhores pontos de Minas Gerais para você ir com o seu barco.

Mar de Minas

Quem diz  que Minas Gerais não tem mar, precisa fazer urgentemente uma visita à Represa de Furnas, que oferece não apenas a maior extensão de água do estado, mas também de paisagens dignas de qualquer cidade litorânea.

Alguns municípios banhados por Furnas investem pesado no mercado náutico, tanto na construção de embarcações quando no turismo. Capitólio, por exemplo, é a sede do estaleiro Ventura Marine e aposta forte na oferta de serviços para os turistas que visitam a cidade em busca dos passeios pelas praias, cachoeiras e, principalmente, canyons. “Não é porque é minha região, mas o melhor lugar de se navegar em Minas é no Lago de Furnas,” garante Marcelly Ramos, da Ventura.

Guapé não fica atrás com suas cachoeiras, como a da Água Limpa, que desagua na represa. Para quem chega à Furnas vindo de Belo Horizonte, Formiga á o portal de entrada da represa. E Carmo do Rio Claro também encanta com suas cachoeiras.

Coordenadas
Capitólio – 20° 36’ 43” Sul | 46° 3’ 25” Oeste
Guapé - 20° 51' 46" Sul, 46° 2' 39" Oeste
Formiga – 20° 35’ 29.947” Sul | 45° 34’ 33.506” Oeste
Carmo do Rio Claro - 20° 56' 44" Sul | 46° 9' 12" Oeste

Lago das Três Marias

E, como se um mar de água doce não bastasse, Minas Gerais tem também o Lago das Três Marias, um pouco mais ao norte do estado, que represa as águas do Rio São Francisco, o Velho Chico.

Navegar pela represa oferece belas paisagens, com a vantagem da calmaria do interior. Três Marias, que empresta o nome ao lago, é umas das cidades em torno da represa com melhor infraestrutura, mas todas as nove cidades tem acesso e atrações na água, como praia, ilhas e cachoeiras.

Quem pratica pesca amadora ou esportiva, o lugar é ideal, sendo sede até uma etapa do Circuito Tucuna Master de Pesca Esportiva.

Coordenadas: 18° 14' 39 " Sul | 45° 15' 43 " Oeste

 

Quem não navega no Paraná, não precisa se preocupar. Já fizemos um guia com os melhores pontos do litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, e logo teremos dicas para todos os polos náuticos do Brasil. Aguardem!

Marília Passos para Bombarco
Fotos: Luiz Coelho Creative Commons