XI Simpósio de Segurança do Navegador Amador acontece em Brasília, neste fim de semana

XI Simpósio de Segurança do Navegador Amador acontece em Brasília, neste fim de semana

Nos dias 17 e 18 de agosto, será realizado XI Simpósio de Segurança do Navegador Amador, no Clube Naval de Brasília. Promovido pela Marinha do Brasil, por meio do Comando do 7º Distrito Naval, o evento é voltado para proprietários e comandantes de embarcações de esporte e recreio, profissionais do mercado náutico, usuários de marinas, clubes e garagens náuticas e busca disseminar experiências e conhecimentos sobre segurança da navegação.

A abertura do simpósio será realizada pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, na manhã de do sábado, 17.

Durante o simpósio, serão promovidos debates a respeito das normas que regem a navegação de esporte e recreio, dentre elas, as Normas da Autoridade Marítima da Diretoria de Portos e Costas (NORMAM-03/DPC) para amadores, embarcações de esporte e recreio e para cadastramento e funcionamento de marinas, clubes e entidades desportivas náuticas, com o intuito de contribuir para o incremento da segurança da navegação e da salvaguarda da vida humana nas águas interiores (lagos e rios).

Programação

Durante o simpósio, serão ministradas palestras sobre segurança da navegação interior, moto aquática, primeiros socorros e hipotermia. O pescador e apresentador do programa Pesca & Cia, Nelson Nakamura, contará suas experiências sobre pesca esportiva e o consultor da revista Náutica, Ricardo Paragon, abordará a manutenção de motores. Ainda no dia 17 de agosto, haverá a participação do velejador expedicionário Beto Pandiani, que palestrará sobre suas experiências e lições aprendidas em suas travessias nos oceanos.

Além das atrações mencionadas, os interessados em adquirir a habilitação de Arrais-Amador e motonauta poderão fazer os exames no local. No dia 18, ocorrerão aulas práticas de moto aquática para a emissão do atestado de frequência, documento necessário para habilitação na categoria de motonauta.

A programação completa do simpósio e a inscrição estão disponíveis no site www.simposio.com.br. O credenciamento da imprensa será feito no local, antes da abertura do evento.

Serviço
XI Simpósio de Segurança do Navegador Amador
Data: 17 e 18 de agosto de 2013
Horário: Das 8h às 18h30
Local: Clube Naval de Brasília
Endereço: SCES Trecho 2, Conj 13 - Brasília-DF
Tel.: (61) 3429-1196 / 9163-2410
Email: juliana.amaral@7dn.mar.mil.br

Redação Bombarco
Fonte: Marinha do Brasil
Foto

Ver mais